Uso de Óleos em Infecções Virais

   De todas as infecções virais, a mais comum é a gripe e, mesmo os resfriados mais simples, podem ser causados também por um vírus. O vírus é capaz de invadir uma célula de nosso corpo, sobreviver e criar mais vírus à custa da célula que invade, passando a assumir outras células próximas espalhando seus efeitos nocivos em todo o corpo. Muitas doenças podem ser causadas por vírus, bactérias e/ou fungos. Veja abaixo uma lista de doenças causadas por infecções virais:

– AIDS;

– Bronquite;

– Catapora;

– Herpes;

– Resfriado;

– Conjuntivite;

– Gripe;

– Meningite;

– Mononucleose;

– Caxumba;

– Raiva;

– Amigdalite;

– Verrugas.

Diferenças entre infecções virais e bacterianas

   Os vírus são aproximadamente 100 vezes menores que as bactérias e muito mais difíceis de serem curados, nem os antibióticos tem efeitos sobre eles. No geral, infecções virais duram mais tempo (cerca de uma semana ou mais), mas é importante ficar atento e ir ao médico se os sintomas persistirem por um tempo. Os vírus podem levar ao aparecimento de infecções dos seios da face, por exemplo, o que se torna uma contaminação bacteriana.

   As substâncias encontradss em óleos essenciais que tem atividade antiviral incluem: anetol, carvona, beta-cariofileno, citral, eugenol, limoneno, linalol e acetato de linalila. Alguns estudos afirmam que alguns óleos essenciais têm a capacidade de atacar o vírus dentro da célula hospedeira e até mesmo estimular o sistema imunológico.

Como combater?

USO-DOS-ÓLEOS-EM-INFECÇÕES-VIRAIS

– Óleos essenciais que podem parar o crescimento de microrganismos como bactérias ou fungos “antibacterianos” incluem: Manjericão, Cássia, Canela, Cravo, Cipreste, Eucalipto, Gerânio, Lavanda, Limão, Manjerona, Melaleuca, Mirra, Laranja, Orégano, Hortelã-pimenta, Alecrim e Tomilho.

– Os óleos para ajudar a controlar ou se livrar de infecções virais são: Manjericão, Cássia, Canela, Eucalipto, Olíbano, Limão, Lemongrass, Manjerona, Melaleuca, Mirra, Orégano e Tomilho.

   Preste atenção ao tentar livrar-se de uma doença como um resfriado ou gripe com um óleo que é antibacteriano. Isso é válido e pode ajudar com os sintomas de uma gripe ou resfriado, no entanto, a causa principal é o vírus. Assim, é importante considerar os óleos essenciais antivirais como uma maneira de se livrar deste vírus.

Sugestões de uso: Se o caso for uma infecção viral é necessário procurar um médico. As infecções virais variam de muitas maneiras. Alguns óleos antivirais comuns, como a cássia e canela podem ser muito irritantes à pele. Outros óleos podem ser aplicados com segurança desde que previamente diluídos.

Bibliografia: http://www.essentialoilspedia.com/viral-infections/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s