Aromaterapia e suas utilidades

O que é?

 A Aromaterapia é uma forma de tratamento que se utiliza de óleos essenciais. É uma terapia de natureza holística que busca obter equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual. Ela leva em consideração aspectos individuais das pessoas e pode ser combinada com vários tipos de tratamentos convencionais e alternativos. Com o uso da Aromaterapia pode-se curar problemas como dores musculares, dores de cabeça, ansiedade, insônia, falta de ânimo, etc.

Os óleos essenciais

Estes óleos são substâncias aromáticas obtidas através de flores, folhas, cascas, raízes ou frutos por diversos métodos de extração (que varia de acordo com o tipo de planta e a parte a ser usada). Para avaliar a qualidade do óleo depende do modo como é extraído e da qualidade da planta (local de crescimento e o clima durante a extração).

Os óleos podem ser um grande auxilio para tratamentos dermatológicos, mas se usados puros podem provocar danos à saúde e irritação na pele, portanto sempre que for utilizar algum dos óleos essenciais para o corpo misture a um óleo vegetal ou um creme hidratante.

Como aplicar os óleos essenciais

aromaterapia-e-suas-utilidades

  • Massagens: Este é um dos métodos mais eficazes da aplicação e cura pelos óleos essenciais. Massagens leves e regulares com óleos essenciais são excelentes para o bem-estar e podem ser calmantes ou estimulantes dependendo do óleo escolhido. A essência deve ser misturada numa base de óleo vegetal antes de ser aplicada na pele. A quantidade de óleo essencial para a base de óleo vegetal varia de acordo com o óleo e o efeito desejado, mas deve permanecer entre 1 e no máximo 3% de essência para cada base.

  • Inalações: Pingue 3 a 4 gotas de óleo essencial num lenço e coloque-o próximo ao nariz para inalar os aromas. Num recipiente com água quente adicione de 5 a 10 gotas de óleos essenciais, cubra a cabeça e o recipiente com uma toalha e inale o vapor durante alguns minutos (isso pode ser repetido 2 ou 3 vezes por dia). Inalações a vapor são bem eficazes para o tratamento das vias respiratórias, assim como para pele e para o rosto.

  • Banhos: No banho a penetração do óleo na pele é mais fácil devido ao calor da água. Adicione de 5 a 10 gotas de óleos essenciais à água da banheira e entre imediatamente antes que eles evaporem. Banhos para pés e mãos podem ser preparados da mesma forma, usando aproximadamente 5 gotas de óleo essencial numa bacia com água quente.

  • Compressas: São boas para o tratamento de diversas doenças. Dilua 10 gotas de óleo essencial a 100ml de água quente, mergulhe um pedaço de algodão ou gaze na solução e coloque sobre a pele (o mais quente possível) com cuidados para não se queimar. Coloque uma bolsa de água quente sobre a compressa para mantê-la aquecida.

  • Aromatizando o ambiente: Para purificar ou aromatizar o ar, coloque água no recipiente do aromatizador e adicione de 5 a 10 gotas de óleo essencial. Pode-se também utilizar um borrifador. Dilua algumas gotas de óleo essencial em água e espalhe no ambiente.

Precauções

– Durante a gravidez e lactação e em crianças pequenas, é melhor evitar determinados óleos;

– Não aplicar os óleos essenciais puros na pele sem antes diluir em um óleo vegetal, gel ou em algum creme.

Bibliografia: Neal’s Yard Remédios Naturais – um livro por Susan Curtis, Romy Fraser e Irene Kohler

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s