Aromaterapia para gestantes

De modo geral, a gravidez é sempre uma experiência especial, sendo assim o cuidado ao utilizar determinadas substâncias deve ser dobrado. Quando uma mulher grávida fica doente ou sente mal-estar é complicado saber ao certo o que deve ou não tomar, mas a Aromaterapia ajuda.

Os óleos essenciais podem ser benéficos para a gravidez, para o parto e após o nascimento do bebê. Eles podem ser um suporte físico e emocional, mas como toda e qualquer substância, deve ser observado se há riscos para o bem-estar da mãe e do bebê.

Métodos do uso de óleos essenciais

– Direto na pele: Os óleos essenciais mostram-se bons para o desaparecimento de bactérias e vírus do corpo. Para aplicação você pode misturar os óleos à um creme ou outros óleos vegetais. Sem a diluição dos óleos em algumas dessas opções podem causar irritação, caso aplicados direto na pele.

– Massagem: Costuma-se usar de 15 a 20 gotas de óleo essencial diluídas em um óleo vegetal.

Aromatização: Pode-se inalar direto no frasco ou usar os óleos no difusor. Assim que você inala, a fragrância chega ao cérebro em alguns minutos, pois atravessa a barreira hemato-encefálica, chegando mais rápido do que via oral. No cérebro, Os constituintes do óleo essencial podem desencadear a liberação de substâncias neuroquímicas que afetam o humor e podem ser, por exemplo, revigorantes, calmantes ou analgésicos.

 É permitido também, neste caso, adicionar algumas gotas em água e borrifar no ambiente.

Categoria dos óleos essenciais

Todos somos diferentes, portanto alguns óleos funcionam bem em algumas pessoas, mas em outras não completamente, ou, em outros casos, o aroma pode não agradar. Não é obrigatório usar todos os óleos descritos para cada categoria, mas com mais opções você pode escolher a que preferir.

aromaterapia-para-gestantes

Relaxamento e anti-estresse

– Bergamota

– Sálvia Esclareia

– Olíbano

– Gerânio

– Lavanda

– Patchouli

– Camomila

– Vetiver

– Laranja Doce

– Ylang Ylang

Músculos e alívio de dores

– Cipreste

– Olíbano

– Lavanda

– Lemongrass

– Manjerona

– Hortelã-pimenta

– Camomila

Sistema imunológico

– Canela Cássia

– Melaleuca

– Tomilho

– Alecrim

Pele

– Olíbano

– Gerânio

– Lavanda

– Melaleuca

– Palmarosa

Primeiro trimestre da gravidez

A jornada da maternidade é um processo incrível, mas ao mesmo tempo cansativo, o que pode mexer fisicamente e emocionalmente com a mulher.

  • A mastalgia (dores nas mamas) é causado por alterações hormonais. Alguns óleos que podem aliviar estas dores são lavanda e ylang ylang.

  • Para a constipação (prisão de ventre) pode ser usado óleos como limão, hortelã-pimenta. Pode diluir em um óleo vegetal e massagear o abdômen. Óleos de laranja doce, cipreste ou manjerona podem ser diluídos em um óleo vegetal e usados em massagens nas costas.

  • Para a depressão pode utilizar óleos de laranja doce, ylang ylang e olíbano

  • Para o inchaço os óleos irão ajudar o corpo com excesso de fluídos. Óleos como cipreste, lavanda, gengibre e limão podem ser misturados 3 a 5 gotas de cada um em um óleo vegetal e massagear as pernas, tornozelos e os pés.

  • Para a fadiga pingue 1 a 2 gotas de um dos óleos (laranja doce, limão, hortelã-pimenta) na palma da mão e inale a fragrância. Também podem ser feitas massagens nos ombros, atrás do pescoçodiluindo o óleo essencial no vegetal.

  • Para dores de cabeça e tontura é recomendado lavanda e hortelã-pimenta para pingar na palma da mão e inalar.

  • Para náuseas é interessante o hortelã-pimenta ou gengibre. Misturar 3 a 5 gotas em um óleo vegetal e massagear o abdômen ou simplesmente inalar os óleos direto do frasco.

  • Para enjoo matinal pode-se misturar gengibre diluído em um creme ou óleo vegetal para massagem no abdômen.

Segundo trimestre da gravidez

Neste período você provavelmente já sabe se é um menino ou uma menina, é o estágio em que o cérebro do bebê está sendo desenvolvido e dentro de 24 para 26 semanas seu bebê chega! A tensão agora aumenta, por isso óleos para os músculos e alívios de dores podem ajudar. Massagens na barriga são bem-vindas, pois esticam os tecidos e podem prevenir marcas futuras (estrias) ocasionadas pela gravidez.

  • Para dor lombar faça uma combinação entre lavanda, manjerona, alecrim e laranja doce ou utilize apenas um deles para uma massagem, não esqueça de diluir os óleos essenciais em óleos vegetais ou cremes.

  • Para possíveis estrias pode utilizar um óleo vegetal a sua escolha, de preferência que seja um óleo virgem, sem refino. Algumas sugestões são: óleo de abacate, rosa mosqueta, açaí, babaçu, buriti,pracaxi, gergelim.

Terceiro trimestre da gravidez

Neste trimestre o bebê vai crescer ainda mais durante os últimos 3 meses e o cérebro dele já está trabalhando. Seu bebê se prepara para a vida fora da barriga, assim ele e seu corpo trabalham juntos agora à espera do parto. Neste período a mulher pode se sentir desconfortável.

  • Para problemas de pele (acne e manchas) vetiver ou gerânio diluídos em creme ou em um óleo vegetal.

  • Para músculos doloridos faça massagens no local com lavanda, gengibre ou manjerona diluídos em um óleo vegetal.

  • Para insônia pingue algumas gotas de lavandanos pés antes de dormir para relaxar, ou pode colocar as gotas também no difusor.

Não perca, próximo post “Óleos Essenciais para bebês”

 

Bibliografia: FRITZ, Stephanie. Essential Oils for Pregnancy, Birth and Babies.Gently Born
Publications, 2012.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s