Por que consumir produtos orgânicos?

Os tempos mudaram, antigamente eram poucas as pessoas que se preocupavam com o meio ambiente e com a derivação do produto que consumiam. Na atual situação do nosso planeta, ser sustentável é um fator de extrema importância, além de que, produtos do ramo orgânico ou que tenham princípios sustentáveis são de boa qualidade e não agridem o meio ambiente.

O que são?

“Produto orgânico é todo produto, vegetal, obtido sem a utilização de produtos químicos ou de hormônios sintéticos que favoreçam o seu crescimento de forma não natural. O solo é a base do trabalho orgânico. No caso do vegetal, o solo deixa de ser um mero suporte para a planta, tornando-se sua fonte de nutrição – livre de produtos agrotóxicos, pesticidas, adubos químicos ou sementes transgênicas.

A grande vantagem disso, além da produção de alimentos mais saudáveis e naturais, é que, com a preservação do solo, que fica mais fértil e livre de toxicidades, a produção orgânica permite um manejo sustentável do meio ambiente de forma equilibrada, facilitando a preservação e a harmonia de todos os elementos da natureza entre si e garantindo a saúde do homem. ”

Vantagens de consumi-lo

produtos-organicos

  • Evita problemas de saúde causados pela ingestão de substâncias químicas tóxicas – Algumas pesquisas e estudos mostram como a presença de agrotóxicos em nosso organismo são prejudiciais, assim como os resíduos que permanecem no alimento podem provocar reações alérgicas, respiratórias, hormonais e até câncer.

  • Alimentos orgânicos são mais nutritivos – Produção de alimentos com maior valor nutritivo por solos bem adubados naturalmente.

  • Alimentos orgânicos são mais saborosos e possuem aromas mais intensos – Não há presença de agrotóxicos, muito menos produtos químicos para alterar os produtos quando produzidos.

  • Protege futuras gerações de contaminação química – Quando se utiliza produtos químicos eles afetam não só o ambiente como o solo, a água, os animais e as pessoas. Na agricultura orgânica não há presença de fertilizantes, agrotóxicos ou produtos químicos, ela tem como base a preservação dos recursos naturais.

  •  Evita a erosão do solo – Através das técnicas orgânicas tais como rotação de culturas, plantio consorciado, compostagem, etc., o solo se mantém fértil e permanece produtivo ano após ano.

  • Protege a qualidade da água – Ao utilizar agrotóxicos nas plantações, estes atravessam o solo e alcançam os lençóis d’água poluindo rios e lagos.

  •  Restaura a biodiversidade, protegendo a vida animal e vegetal – A agricultura orgânica respeita os recursos naturais criando maneiras saudáveis para produção de seus produtos.

  •  Economiza energia – É um procedimento contrário da agricultura convencional que se apoia no petróleo. O cultivo orgânico dispensa os agrotóxicos e adubos químicos, utilizando intensamente a cobertura morta, a incorporação de matéria orgânica ao solo e o trato manual dos canteiros

  •  O produto orgânico é certificado – A qualidade do produto orgânico é assegurada por um Selo de Certificação. Este Selo é fornecido pelas associações de agricultura orgânica ou por órgãos certificadores independentes, que verificam e fiscalizam a produção de alimentos orgânicos desde a sua produção até a comercialização. O Selo de Certificação é a garantia do consumidor de estar adquirindo produtos mais saudáveis e isentos de qualquer resíduo tóxico.

Coisas que não nos dizem, e muitas vezes nem vamos atrás, podem fazer com que fatores de risco nos prejudiquem, como doenças ou excesso de ingestão de determinados alimentos prejudiciais. Portanto, faça sempre um ‘check-up’ com seu médico, cuide bem de si mesmo.

Fonte: Ambiente Brasil

http://www.organicsnet.com.br/consumo-responsavel/10-motivos-para-consumir-organicos/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s